quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O uso da informática promove uma pedagogia inovadora, que permite que o professor explore novas maneiras de trabalhar. As crianças em idade pré-escolar são os seres humanos com a maior qualificação para aproveitar plenamente os benefícios do uso do computador. Para as crianças a informática trata-se de uma atividade lúdica, outro objeto interessante para manipular, explorar e projetar seu interesse pela descoberta.

Comparando com os adultos as crianças apresentam muito mais facilidade na aprendizagem e na utilização da informática.Os adultos trazem consigo uma carga de experiências negativas adquiridas ao longo da vida, que acarretam a necessidade do fazer certo, evitar o erro, já as crianças não precisam de cursos de capacitação para adquirir confiança e familiarizarem-se com o equipamento, aprendendo seu uso com facilidade a partir de atividades que explorem o gosto pela descoberta, usando temas de interesse próprios dessa faixa etária.

Na educação infantil as crianças estarão aprendendo a usar o computador, sem ter aulas de informática, concomitantemente com a realização de atividades significativas para elas, em um ambiente que reúna os elementos de motivação das crianças com atividades que proporcionem a iniciação ao letramento, ao mundo dos números e aos conceitos de lógica que envolvem seriação, classificação, ordenação etc.

Levando em consideração que nessa fase as crianças estão saindo do egocentrismo e aprendendo a resolver seus conflitos “sociais” é aconselhável colocar duas ou mais crianças em cada computador, motivando-as a trabalhar em equipe na resolução dos problemas, aprendendo a expressar seus próprios pontos de vista na relação com o outro, propiciando assim sua socialização.

É importante lembrar que nada pode substituir a manipulação concreta dos objetos, a exploração e observação do ambiente físico e social, do corpo, da linguagem oral, do jogo, da vivência de experiências reais e as interações daí decorrentes, nessa etapa do desenvolvimento. Daí advém a importância dos softwares escolhidos e o tipo de atividades por eles propostas, as quais devem apresentar situações apropriadas para serem trabalhadas neste tipo de mídia. Devem auxiliar as crianças na compreensão de conceitos, colocando novos desafios e questionamentos.

O planejamento

O planejamento do conteúdo da Informática Educativa deve ser elaborado a partir da proposta pedagógica da escola, de seus objetivos, e seja um real componente de seu plano escolar. Quando as escolas optam por terceirizar este serviço é de extrema importância que o plano escolar seja estudado pela prestadora de serviço, e que esta faça uma adequação em termos de conteúdos, época e material, para que haja um real aproveitamento da informática nos seus aspectos de aliada do processo de apropriação do conhecimento pela criança.

Passos para implantação de um projeto de informática em educação em escolas

1- montagem do projeto pela própria escola

2- terceirização

1- Montagem do projeto pela escola

número de alunos envolvidos;

número de equipamentos a serem adquiridos ou disponíveis ;

tipos de hardwares e periféricos a serem adquiridos ou disponíveis;

sistema operacional;

licenças de uso;

espaço disponível;

adequação de instalações elétricas e físicas;

investimentos em softwares;

plano para manutenção dos equipamentos;

investimento em mobiliário adequado;

determinação de prioridades para distribuição dos alunos nos equipamentos existentes;

capacitação dos professores caso estes venham a trabalhar também a informática com seus alunos, ou contratação de docentes a partir dos requisitos estabelecidos na proposta da escola (não é necessário que o docente seja um especialista em hardware , basta conhecer o computador ao nível de usuário ).

1.1- Definição da Estratégia Pedagógica

análise do Plano Escolar;

análise dos conteúdos básicos a serem trabalhados com cada faixa etária;

análise das áreas que serão integradas e priorizadas no planejamento conjunto;

análise das estratégias a serem desenvolvidas a escolha dos softwares que melhor se prestem à aplicação das propostas;

elaboração de plano( que não é imutável, e sim um instrumento flexível);

elaborar avaliação.

2-Terceirização

conhecer o material utilizado pela empresa para verificar a adequação pedagógica;

informar-se sobre a capacitação pedagógica do pessoal envolvido;

não aceitar projetos prontos que nada tenham a ver com a realidade da escola;

exigir que o trabalho seja planejado e desenvolvido a partir do Plano Escolar;

acompanhar, avaliar e replanejar de acordo com o desenvolvimento do trabalho;

verificar o número de equipamentos a serem disponibilizados;

integrar docentes, coordenadores, com o programa de Informática Educativa.

www.centrorefeducacional.pro.br/refletirhtml

Revista Nova Escola-julho de 2002 ed. Abril

Revista Aprende Brasil- nº15 fevereiro/março 2007 ed.Positivo

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza os Jogos Educacionais Digitais podem e devem ser utilizados na Educação Infantil, desde que tenham uma intencionalidade. Pois a escola não é um lugar do brincar por brincar, mas esse brincar deve estar imbuído de conhecimento. E aí entra o papel do professor, de estar selecionando os jogos e estimulando a aprendizagem de seus alunos. Isso para que os mesmos não sejam levados à pensar que a escola possa se tornar uma Lan House, ou vice-verso.

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas!
    O tema que gerou o projeto de vocês, nos mostra o quanto a escola deve se adaptar a esse novo aluno da era digital, inclusive os da Educação Infantil.
    Esse blog nos traz uma riqueza de materiais, sites, referências e experiências neste contexto.
    Continuem tendo um bom trabalho!

    Lara (do Gpo 1)

    ResponderExcluir
  4. According to Stanford Medical, It is indeed the SINGLE reason women in this country get to live 10 years more and weigh 19 KG lighter than us.

    (And realistically, it has absolutely NOTHING to do with genetics or some hard exercise and really, EVERYTHING related to "how" they are eating.)

    BTW, What I said is "HOW", and not "WHAT"...

    TAP this link to find out if this easy test can help you release your true weight loss possibilities

    ResponderExcluir