quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jogos na sala de aula

Resumo do texto: Utilização de jogos na sala de aula: aprendendo através de atividaes digitais. Mary Lúcia Pedroso Konrath. Gilse Antoninha Morgental Falkembach. Liane Margarida Rockenbach Tarouco.

Os jogos educacionais digitais se constituem uma maneira divertida para que as crianças aprendam. Estes jogos devem ter objetivos pedagógicos apartir do processo de ensino e de aprendizagem para ser então considerado como jogo educativo ou educacional.
Especialmente na educação infantil, os jogos educacionais no computador podem proporcionar conhecimentos nas diversas áreas de conhecimentos, por exemplo, na linguagem e no pensamento lógico-matemático. No entanto, os jogos devem respeitar a faixa etária dos alunos e dar autonomia aos mesmos, devem ser planejados para realmente proporcionar situações de aprendizagens e oferecer várias possibilidades de exploração.
" As atividades digitais assim como os jogos e as brincadeiras devem ser inseridos na sala de aula, pois podem proporcionar momentos de ludicidade e criatividades" (2005, p. 6) Os jogos ainda ampliam o vocabulário, desenvolvem o pensamento lógico, desenvolvem a associação de quantidade e número, desenvolvem os conceitos de tamanho, estimulam o domínio motor e por fim, ajudam a criança a construir novos conhecimentos.
O texto apresenta um software educacional, que tem como tema a bruxa. Este software é direcionado à crianças de 4 a 7 anos. Primeiramente, é contado a história da bruxa, após o jogo propõe desafios que comtempla a ampliar a linguagem, a identificar tamanhos e quantidades, aprimorar o domínio cognitivo e motor, dentre outrs. O mencionado software, sengundo as autoras, enriquece a prática pedagógica.

Texto disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a1_jogos_revisado.pdf

Um comentário:

  1. In this fashion my pal Wesley Virgin's report launches with this SHOCKING and controversial VIDEO.

    You see, Wesley was in the military-and soon after leaving-he revealed hidden, "mind control" secrets that the CIA and others used to get anything they want.

    These are the EXACT same SECRETS lots of celebrities (especially those who "come out of nothing") and the greatest business people used to become rich and successful.

    You probably know how you utilize only 10% of your brain.

    Mostly, that's because most of your brain's power is UNCONSCIOUS.

    Maybe this thought has even occurred IN YOUR very own head... as it did in my good friend Wesley Virgin's head 7 years ago, while riding an unregistered, beat-up trash bucket of a car without a driver's license and in his pocket.

    "I'm very frustrated with living check to check! When will I get my big break?"

    You took part in those questions, isn't it right?

    Your very own success story is going to be written. All you need is to believe in YOURSELF.

    CLICK HERE To Find Out How To Become A MILLIONAIRE

    ResponderExcluir