sábado, 5 de dezembro de 2009

Considerações Finais

Depois de todas as pesquisas, observações e discussões, posso afirmar que aprendi com este projeto questões que não se restringem aos jogos educacionais, mas também as ferramentas tecnológicas, como o blog e o Orkut. Porém, seguindo a discussão sobre “Jogos Educacionais na Educação Infantil” e buscando teorizações para sair do sendo comum, pude perceber a motivação, a curiosidade e o desafio que os jogos proporcionam para a aprendizagem não apenas das crianças, mas para todos aqueles que desejam aprender com eles.
Penso que é evidente a relação que as crianças têm com computadores, jogos digitais, videogame e celulares, pois o mundo ao seu redor está a utilizando de maneira tão natural que elas sentem curiosidade de manipular tais objetos, fazendo isto sem medo e encarando como um desafio, tornando a aprendizagem mais rápida e significativa.
Os benefícios gerados pela interação da criança com os jogos digitais vão além da motivação e o envolvimento efetivo na aprendizagem, pois esta versão tecnológica do brincar também atinge o lado cognitivo infantil, em que, dependendo do jogo utilizado, desenvolve-se o raciocínio lógico, a autonomia, a noção de estratégia, a motricidade e o vocabulário. Em nossas pesquisas e entrevistas, foram citadas a aprendizagem de regras e a troca de informações pelo grupo de jogadores.
Penso ser se suma importância também a aprendizagem dos professores em relação às novas tecnologias, para que nós percebamos o quanto é interessante e significante estar em contato com equipamentos que aos poucos vão se tornando prioridades para a vida moderna. Um dos primeiros passos para que eu enquanto docente perceba a importância dos jogos digitais é o que nosso grupo realizou até agora: uma pesquisa que procura perceber o aluno neste contexto digital e discussões sobre a importância dos professores se inserirem neste processo de maneira crítica e reflexiva.

Um comentário:

  1. Do you understand there's a 12 word phrase you can speak to your crush... that will trigger deep feelings of love and instinctual attractiveness for you buried inside his heart?

    Because hidden in these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's instinct to love, idolize and guard you with his entire heart...

    ===> 12 Words Will Fuel A Man's Desire Instinct

    This instinct is so hardwired into a man's genetics that it will drive him to try better than ever before to do his best at looking after your relationship.

    As a matter of fact, fueling this all-powerful instinct is absolutely important to getting the best possible relationship with your man that the instance you send your man a "Secret Signal"...

    ...You will immediately find him open his soul and heart for you in such a way he haven't expressed before and he'll perceive you as the only woman in the world who has ever truly attracted him.

    ResponderExcluir