sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Considerações Finais

Através desse estudo foi possível conhecer mais sobre a importância das tecnologias para a educação e a sociedade. Os jogos educacionais, por exemplo, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Sendo um recurso pedagógico importante para o trabalho do professor.
A utilização dos jogos é algo cada vez mais presente no ambiente escolar, porém pode-se perceber que ainda tem muito a melhorar, principalmente no que diz respeito ao tipo de jogos oferecidos aos alunos. Os professores precisam ter claro, que além de saber usar é preciso saber para que usar as tecnologias, conseguindo assim explorar de maneira mais efetiva o que esses recursos podem oferecer.
Uma das principais dificuldades para o sucesso no uso das TDs é a resistência dos professores em aceitar o uso desse recurso, restringindo as suas práticas a um ensino tradicional. Os jogos possibilitam uma aprendizagem mais atraente, já que acontece de forma lúdica, com ele os alunos aprendem a trabalhar em equipe e interagem de maneira mais efetiva. Além disso, devido a constante interação do aluno o conhecimento é adquirido de maneira mais autônoma.
Portanto, esse PA teve importância fundamental para a compreensão das mudanças e adaptações pela qual as escolas estão tendo que passar para receber crianças com um perfil diferente. Os educadores estão diante do desafio de educar crianças que convivem desde muito cedo com as tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário