sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Homo Zappiens, educando na era digital "Wim Veen e Ben Vrakking

Penso que este livro foi de grande importância para a compreenção da utilização das técnologias educacionais, Então deixo um breve registro, pra quem acompanhar nosso blog, também saber deste livro.
Esta obra aborda de forma positiva e crítica as novas tecnologias, com uma visão de tempo e espaço, sem deixar de lado o fator principal destas mudanças, “a humanidade”. O livro “Homo Zappiens” destaca momentos de mudanças e transformações em nossas sociedades, onde atribui a maior ou a mais marcada mudança a partir dos anos 80, com o nascimento da geração digitalizada. Através de longos estudos e pesquisas os autores conseguiram nos disponibilizar dados significativos para uma melhor aceitação e utilização dos ciberespaços, que nas últimas décadas vem crescendo no mundo todo. A tecnologia foi se transformando rapidamente conforme as necessidades das pessoas, as modificações mecânicas e estruturais foram conquistando mercado e suprimindo o sistema analógico. Segundo os autores, as crianças e adolescentes tem uma forte necessidade de superação, uma curiosidade intensa e uma vontade de estar em constante desafio e desafiando alguém, sendo estas as principais vantagens do homo zappiens para os imigrantes digitais. “O que as escolas poderiam fazer? Ao reconhecer as habilidades e as estratégias de aprendizagem que o homo zappiens está desenvolvendo principalmente fora da escola, as instituições de ensino poderiam responder de acordo com as necessidades desses novos clientes.” Esta leitura conduz a uma reflexão a respeito da necessidade de nos adequarmos a esta nova realidade e nos deixa com a vontade de realmente ir em busca de novas maneiras de utilizar as tecnologias principalmente os jogos, a favor da educação e aprendizagem, para ministrar os acontecimentos cronológicos e competitivos que sofremos a cada instante.


Luciane Dominguez

Um comentário:

  1. If you're trying to lose pounds then you certainly have to get on this totally brand new personalized keto meal plan diet.

    To create this keto diet, certified nutritionists, personal trainers, and chefs have joined together to provide keto meal plans that are effective, painless, money-efficient, and delicious.

    From their grand opening in January 2019, 100's of individuals have already transformed their figure and health with the benefits a great keto meal plan diet can give.

    Speaking of benefits: in this link, you'll discover 8 scientifically-confirmed ones offered by the keto meal plan diet.

    ResponderExcluir